08
MAI 14 |
Procura por ingressos faz violonista japonês dar concerto extra
Em 2014, o violão erudito ganha destaque especial na série Música de Câmara 2014, da Sociedade de Cultura Artística. Ao longo do ano, quatro grandes nomes do instrumento estarão se apresentando em São Paulo.
O primeiro deles pode ser, sem exagero, considerado um dos maiores virtuoses do violão na atualidade. Trata-se do japonês Yamashita Kazuhito, nascido em Nagasaki, em 1961, e dono de uma impressionante discografia: ao todo, lançou nada menos que 78 álbuns, entre LPs e CDs. Ele tinha marcado uma apresentação em São Paulo, dia 17 de maio, às 20h, no Maksoud Plaza. Porém, a procura por ingressos para esse espetáculo foi tão grande que Yamashita vai dar um concerto extra na cidade, dois dias antes, em 15 de maio, às 21h, no Espaço Promon, executando programa diferente.
Aos 16 anos, Yamashita foi o mais jovem vencedor da história do Concurso Internacional de Violão de Paris. Desde então, viajou o mundo todo, tocando em salas como o Musikverein Grosser Saal, de Viena, e o Lincoln Centre, de Nova York. Também apresentou-se ao lado de diversas orquestras, maestros como Leonard Slatkin e Rafael Frühbeck de Burgos, e solistas como James Galway (flauta) e Gary Karr (contrabaixo), entre outros.
Em 2004, Yamashita e sua esposa, a compositora Keiko Fujiie, fundaram o “Kazuhito Yamashita Family Quartet (Kazuhito Yamashita + bambini)”, no qual ele e seus filhos interpretam um repertório original. Em 2010, seu filho mais novo juntou-se ao grupo, formando um quinteto. Já se apresentaram na Itália, Espanha, Portugal, Irlanda, República Tcheca, Hungria, Estados Unidos, Coreia, Singapura, Vietnã e Japão.
Dono de uma técnica original e inigualável, fez de sua marca registrada a execução de obras compostas para outros instrumentos, revelando novas perspectivas em seus próprios e visionários arranjos para violão solo de obras ambiciosas como “Quadros de uma Exposição” (Mússorgski) e a “Sinfonia do Novo Mundo” (Dvorák).
Para os concertos em São Paulo, Yamashita escolheu dois programas diferentes e variados, que demonstram sua versatilidade, virtuosismo e variedade de interesses. No Espaço Promon, Yamashita toca uma peça de Mompou, e duas transcrições de Bach. Já no Maksoud Plaza, ele executa três transcrições de obras de Bach, Rimski-Kórsakov e Dvorák, além de uma obra escrita por sua esposa.
Os próximos violonistas a se apresentarem na série Música de Câmara 2014 serão o uruguaio Eduardo Fernandez, o brasileiro Fabio Zanon e o italiano Aniello Desiderio.
As obras
Mompou – Suíte Compostelana
Frederic Mompou (1893-1987) foi um compositor catalão que estudou em Paris, e dava aulas sobre sua própria música em Santiago de Compostela. Escrita em 1962 para seu compatriota, o violonista Andrés Segovia, aSuíte Compostelana, de Mompou, tem algo do caráter delicado e intimista que perpassa suas miniaturas para piano e canções.