domingo, 13 de mayo de 2012

20 anos do Curso de Japonês da UNESP de Assis

20 anos do Curso de Japonês da UNESP de Assis

Congresso Comemorativo dos 20 anos do Curso de Japonês da UNESP Campus de Assis


Comemoramos neste ano os vinte anos do Curso de Japonês da UNESP Assis. Faremos nos dias 24 e 25 de maio, na Faculdade de Ciências e Letras, um Congresso que também será uma oportunidade de reflexão sobre o processo de imigração japonesa para o Brasil. Discutiremos então a formação da identidade do professor de língua, literatura e cultura japonesa e a identidade do imigrante, homenageando os prinicipais incentivadores da fundação do nosso curso, entre professores e cidadãos assisenses, em especial a pioneira Profa. Eliza Atsuko Tashiro Perez, hoje na Universidade de São Paulo. A cerimônia de saudação e homenagem será presidida pela Profa. Dra. Cecília Kimie Jo Shioda, docente de Língua Japonesa e Coordenadora do Curso de Japonês e do Congresso.
Esperamos realizar a cerimônia típica do kagamiwari, ou seja, a quebra de um barril de saquê, pelas autoridades presentes, com pequenos martelos de madeira, para a posterior partilha da bebida entre os participantes. Professores e alunos de várias universidades brasileiras comunicarão trabalhos e, das 21hs30 às 22hs30 no dia 24 haverá o lançamento de três livros: Lao Tzu e Chi kung, da autoria de Kenichi Shioda,Tempo e espaço na cultura japonesa, de Shuichi Kato, com tradução de Neide Nagae e Fernando Chamas; e Manga, o poder dos quadrinhos japoneses (relançamento), de Sonia M. B. Luyten.
Teremos a honra de debater as questões históricas, linguísticas e jurídicas decorrentes dos fluxos migratórios, através da contribuição do Prof. Dr Masato Ninomiya, da Universidade de São Paulo (USP); da Profa. Sonia R.L.Ninomiya, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da doutoranda da UNESP Assis Marta M.Yamamoto Otenio.
Trataremos dos aspectos da religião dos imigrantes no Brasil e da influência das religiões entre os brasileiros, pelas reflexões do Prof. Dr. Ronan Alves Pereira, da Universidade de Brasília (UnB) e Profa. Dra. Leila Marrach B. de Albuquerque, da UNESP de Rio Claro. E o tema anima e manga, uma das principais motivações da procura do curso de Japonês da UNESP Assis pelos alunos, será debatido pela Profa. Dra. Sonia M.B.Luyten, da Universidade de São Vicente Unibr. Reveremos cenas significativas do filme “Gaijin-Caminhos da Liberdade”, da cineasta Tizuka Yamasaki, discutindo aspectos da imigração japonesa com ela e com o Prof. Dr. Antonio R. Esteves, da UNESP Assis e a Profa.  Mari Sugai, da Universidade Potiguar (UnP). A Profa. Dra. Alice L. Satomi, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Prof. Dr. Koichi Mori, diretor do Centro de Estudos Japoneses da Universidade de São Paulo (CEJAP-USP) discutirão a especificidade cultural, sendo que a Profa. Alice realizará uma performance de música okinawana em koto (harpa).
Nossos alunos oferecerão oficinas de origami (dobraduras em papel); shodõ (caligrafia); apresentarãoperformance teatral a partir de textos da literatura japonesa e o Grupo Iki Wadaiko abrilhantará a cerimônia de abertura e encerramento do Congresso com apresentação da cantora KANA AOKI.
Profa. Dra. Cecília Kimie Jo Shioda 
Coordenadora da Área de Japonês e do Congresso
Prof. Dr. José Luis Félix
Chefe do Departamento de Letras Modernas
Comissão Organizadora do Congresso Comemorativo dos 20 Anos do Curso de Japonês da UNESP Assis. Imigração e Identidade 2012.
E-mail: japones20anos.unesp.assis@hotmail.com
Serviço
Congresso Comemorativo dos 20 anos do Curso de Japonês da UNESP Campus de Assis
Local:
Faculdade de Ciências e Letras
UNESP – Campus de Assis
Avenida Dom Antonio, 2100
Parque Universitário – Assis – SP
CEP 19806-900

Mais informações e Inscrições: 
UNESP – Campus de Assis

Email: japones20anos.unesp.assis@hotmail.com

Realização: 
Departamento de Letras Modernas – Área de Japonês
Apoio: 
Faculdade de Ciências e Letras – UNESP -  Campus Assis
Fundação Japão em São Paulo