martes, 17 de abril de 2012

Lançamento: “Sob o Signo do Sol Levante”

JOJOSCOPE CONEXAO BRASIL JAPAO


Nova visão da imigração japonesa no Brasil


“Uma história fascinante e inusitada é esta que aqui vai se contar”, anuncia Shozo Motoyama no início de seu novo livro, “Sob o Signo do Sol Levante”, que será lançado no dia 23 de abril (segunda-feira), no Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, no bairro da Liberdade, em São Paulo. Nas quase 400 páginas que se seguem, Motoyama oferece ao leitor uma nova visão da imigração japonesa no Brasil. Baseada em ampla bibliografia, nos conhecimentos acumulados pelo autor e, sobretudo, no seu rigoroso método de pesquisa e análise, a obra apresenta a história da imigração como parte de um período de grandes transformações políticas, sociais e econômicas no Brasil e no mundo. E o faz por uma ótica inusitada e, em vários episódios, fascinante, o que a distingue de outros livros sobre o tema lançados nos últimos anos.

Apesar da complexidade e das mudanças do cenário internacional no período examinado no livro (de 1908 até o início da Segunda Guerra Mundial), Motoyama procura relacionar de maneira clara os fatos essenciais do processo da imigração com o que ocorre no Brasil e no exterior. Mostra e analisa a evolução do Japão do período que precedeu o início da emigração de japoneses para o Brasil até sua transformação em potência econômica e bélica. Descreve as condições sociais, econômicas e políticas do Brasil que recebe os imigrantes vindos do outro lado do mundo. Avalia as transformações no quadro nacional e internacional no período que estuda e aponta como a imigração é afetada, ou não, por isso. Ao lado de fatos não tratados em obras anteriores, traz ao leitor interpretações novas sobre episódios conhecidos.

Físico por formação e historiador por profissão ­– é professor titular do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP –, Motoyama tem vários títulos publicados. Além de sua atividade acadêmica na USP, tem atuado em instituições ligadas à história e aos estudos da imigração japonesa. Foi diretor do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil em duas oportunidades (de 1991 a 1997 e de 2008 a 2009). É presidente do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros, que, por meio de seus participantes, vem produzindo trabalhos essenciais para a compreensão mais precisa da imigração japonesa no Brasil.

O livro homenageia os artistas plásticos japoneses ou de origem japonesa que contribuíram para a construção da imagem dos imigrantes nipônicos e de seus descendentes perante a sociedade brasileira. A capa é ilustrada por um quadro de Tomoo Handa, cujas obras, sobre o cotidiano dos imigrantes japoneses e dos lavradores brasileiro no período abrangido pelo livro, são reproduzidas em outras páginas. Obras de Tomie Ohtake, Manabu Mabe, Yutaka Toyota, Tikashi Fukushima, Kazuo Wakabayashi, Jorge Mori e Yoshiya Takaoka, acompanhadas do perfil biográfico do autor, abrem os capítulos do livro. Fotos de personalidades citadas no texto também ilustram a obra.

A cronologia da imigração japonesa no Brasil ­– a versão aumentada por pesquisadores do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros do trabalho original de Tomoo Handa, que se tornara uma obra rara – complementa o livro. A apresentação é de Jorge J. Okubaro e Kazuo Watanabe; o prefácio é assinado por Sedi Hirano.

“Sob o Signo do Sol Levante” integra o conjunto de obras que a Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil e o Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social estão organizando sob o título geral de “100 Anos de História da Imigração Japonesa no Brasil”. O próximo volume, também de autoria de Shozo Motoyama, abordará a história da imigração japonesa de 1941 até os dias atuais. Faz parte desse conjunto o livro lançado no ano passado com o título “Centenário: Contribuição da Imigração Japonesa para o Brasil Moderno e Multicultural”. Esta obra é fruto do simpósio “Avaliação do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil”, realizado em 2009, com a participação de pesquisadores, professores universitários, jornalistas e profissionais de outras formações.

Serviço

· Lançamento: “Sob o Signo do Sol Levante – Uma História da Imigração Japonesa no Brasil – Volume I (1908-1941)”, de Shozo Motoyama, 390 páginas, coedição do Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social, da Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil e da Paulo’s Comunicação e Artes Gráficas

· Data: 23 de abril de 2012 (segunda-feira)
· Horário: 19 horas
· Local: Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil
· Endereço: Rua São Joaquim, 381 – 9º andar Liberdade – São Paulo, Capital

Informações: Marta Sunakozawa
R.S.V.P.: tel.(11)3209-3875 e-mail : secretaria@centenario2008.org.br / marta.s@centenario2008.org.br