sábado, 14 de julio de 2012

Fundação Japão

Fundação Japão promove Teatro Kyogen em julho


Publicado por FJSP em Arte e Cultura

Tags: cultura, espetáculo, Festival do Japão, Japão, kyogen, teatro

Apresentação gratuita de Teatro Tradicional Cômico Japonês

A Fundação Japão em São Paulo realiza duas apresentações de teatro Kyogen, com atores japoneses integrantes da Companhia Shigeyama de Kyoto, no mês de julho, em São Paulo. Descrito como o protótipo do teatro moderno, o Kyogen é atuado unicamente por homens, com ênfase no diálogo e preenchido por gestos ampliados, que facilitam a compreensão, além de figurinos tradicionais e vistosos. Dança e canto também fazem parte da encenação, que se mostra dinâmica e divertida.


Desde 2001, o Nogaku, que compreende o teatro Nô e Kyogen, entrou para a Lista do Patrimônio Cultural Imaterial como uma obra-prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade instituído pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura.

A primeira apresentação acontece gratuitamente no dia 11 de julho de 2012 (quarta-feira), às 20h, no Teatro Gazeta. Os interessados devem retirar os ingressos a partir de 06 de julho de 2012 (sexta-feira), de terça a domingo, das 14h às 20h. A segunda ocorre no dia 15 de julho de 2012 (domingo), às 12h, no Palco Principal do 15º Festival do Japão.

Os artistas Hayao Tagaya e Hiromi Shimada (pai e filho, respectivamente) apresentam as peças “Kaminari” (Deus do Trovão) e “Neongyoku” (Cantando deitado) no Teatro Gazeta. No Festival do Japão, eles encenam o clássico “Kaminari” novamente. Atuações são em japonês, mas com explicação prévia em português e a recomendação etária é livre. Hayao Tagaya é membro do The Nohgaku Peformer’s Association, mestre de Kyogen no estilo Okura de teatro Nô e representante da Tagaya Kyogen Society. Hiromi Shimada estreou nos palcos em 1984, como shite – o ator principal, em Iroha (A-be-ce) e há dez anos, tornou-se discípulo do 13º Sengoro Shigeyama.

“O Kyogen é um teatro tradicional cômico do Japão que existe há mais de 650 anos. Com uma estrutura de palco muito simples, sem cenografia, as estórias tratam de temas atuais como a relação de patrão e empregado, ou então apresentam personagens inusitados como o Kaminari. Não há palavras que expressem as sensações que o Kyogen encenado ao vivo pode proporcionar, e convido o público para essa experiência única”, acentua Hiromi Shimada.

Primeira Vez

Em fevereiro de 2011, pela primeira vez no país, quatro atores da Companhia Shigeyama de Teatro Kyogen, originária da cidade de Kyoto, fizeram uma turnê gratuita, passando pelas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, além de ministrar um workshop direcionado aos atores na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Hiromi Shimada esteve presente nas apresentações da companhia em 2011. No Teatro Gazeta, na capital paulistana, o interesse do público gerou uma enorme fila na Avenida Paulista.

A origem

O Kyogen (com origem no século XIV e manteve seu formato atual desde o século XVI) – conhecido como teatro tradicional e cômico, encenado entre as peças do lírico Nô. Devido a mudança dos costumes, recentemente programas exclusivos de Kyogen – fato inédito – já tem sido apresentados no Japão.

Kyogen é constituído de duas escolas: a Okura e a Izumi. A Família de Sengoro Shigeyama, da Companhia Shigeyama de Teatro Kyogen (Kyoto), pertence à Escola Okura. A denominação do líder da família, Sengoro Shigeyama, vem do Período Edo (1603-1868) e tem sido repassado de geração em geração, encontrando-se atualmente na décima terceira linhagem. É uma família reconhecida, prestigiada pelo Palácio Imperial de Kyoto e foi apreciada pelo lorde feudal de Hikone no passado.

Saiba mais sobre o Kyogen. Texto da Profª Darci Kusano.

Serviço

KYOGEN

Teatro Tradicional Cômico do Japão

11 e 15 de julho de 2012

Classificação: Livre

11 de julho de 2012 (quarta-feira)

Horário: 20h

Peças: “Kaminari” (Deus do Trovão) e

“Neongyoku” (Cantando deitado)

Gratuito

Obs: Os ingressos poderão ser retirados a partir de 06 de julho de 2012 (sexta-feira) na bilheteria do Teatro Gazeta, de terça a domingo, entre 14h e 20h, com limite de até 2 ingressos por pessoa.

Duração: 90 minutos

Capacidade: 700 lugares

Local: Teatro Gazeta

Av. Paulista, 900 – Térreo, São Paulo

(Entre o metrô Trianon-masp e o metrô Brigadeiro )

Tel: (11) 3253-4102
Ingresso do festival:


R$ 10,00 nos postos de venda e no site.

Gratuito para crianças até 8 anos e idosos acima de 65 anos.

Realização:
Fundação Japão em São Paulo

Apoio:
Consulado Geral do Japão em São Paulo
Teatro Gazeta
Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil – KENREN

Sites:

www.fjsp.org.br

www.festivaldojapao.com

www.teatrogazeta.com.br


Informações e contatos:

Fundação Japão - (11) 3141-0110

info@fjsp.org.br


Ar condicionado e acesso para deficientes

15 de julho de 2012 (domingo)

Horário: 12h

Peça: “Kaminari” (Deus do Trovão)

Duração: 40 minutos

Local: 15º Festival do Japão – Palco Principal

Centro de Exposições Imigrantes

Rod. Imigrantes km 1,5 – São Paulo

(Ônibus gratuito no metrô Jabaquara – Linha Azul)

Tel: (11) 3277-6108/8569

(Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil – KENREN)