martes, 29 de abril de 2014

Exposição: Sublime Obsessão,

Após cumprir itinerância pelo Rio de Janeiro e Brasília, ambas no Centro Cultural Banco do Brasil das respectivas cidades, chega a São Paulo a exposição Sublime Obsessão, uma grandiosa retrospectiva da obra de Kusama Yayoi, a mais consagrada artista contemporânea do Japão.

A inauguração oficial será no dia 21 de Maio, para convidados. Mas haverá um vernissage fechado para 100 convidados para uma visita guiada pela curadoria, seguido de jantar.
Sobre a presença da própria artista, ainda é um mistério. Mas há chances de ela aparecer. Afinal é o último ponto da itinerância desta grandiosa exposição na América do Sul. Depende exclusivamente da liberação da clínica psiquiátrica onde a artista é internada com frequência, por causa de suas alucinações, que a fazem perder o controle da razão.
Por enquanto, as autoridades confirmadas na inauguração são David Zwirner, que vem de Londres e Victoria Miro, de Paris, e a equipe da Ota Fine Arts, de Tokyo.
A “Rainha das Bolinhas”, como é conhecida no Japão, acabou de completar 85 anos em março passado.
 O mundo todo vibra com Kusama World
Não há um dia no Japão em que não se ouve falar em Kusama Yayoi. Uma gigantesca retrospectiva na Tate Modern (Londres, 9 de Fevereiro a 5 de Junho) brindou o ocidente com uma rica perspectiva histórica de suas criações. Dentro do Japão, a exposição com obras recentes atraiu já mais de 100 mil pessoas. Hoje, Kusama é certamente uma das maiores artistas do mundo. Sua trajetória artística de mais de meio século, seu mundo de bolinhas, conhecido como Kusama World, já é uma referência mundial.
Na Tate Modern
Um feito que nenhum outro artista japonês conseguiu até agora: uma retrospectiva completa percorrendo quatro cidades na Europa e Estados Unidos (Centro de Artes Sifia, Madrid | Centro Pompidou, Paris | Tate Modern, Londres | Whitney Museum, Nova York), que começa com suas obras dos anos 1950 e 1960 em Nova York até os dias atuais, reunindo cerca de 100 obras representativas, consolidando o nome KUSAMA na história da arte contemporânea.