lunes, 16 de diciembre de 2013

16
DEZ 13

Honraria é um reconhecimento à contribuição do desenhista à integração cultural Brasil-Japão
Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Roseta” é uma honraria concedida diretamente pelo Imperador do Japão para personalidades que notadamente contribuíram para a divulgação da cultura japonesa em seus países. Foi criada em 1875 pelo Conselho do Estado tendo em seu nome a expressão “Sol Nascente” que simboliza a energia e o poder dos raios do Sol designando o Japão.  O processo de escolha é estudado por meses sobre farto material captado a respeito dos possíveis laureados, em total sigilo para não despertar expectativas. Neste processo, são colhidos materiais e testemunhos que justifiquem a láurea e o homenageado é comunicado somente quando todos os procedimentos estiverem concluídos.
Tikara e Keika: integração Brasil - Japão, mascotes criados em 2008 para o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.
A criação de personagens como Tikara e Keika pelo autor para as comemorações dos 100 anos de Imigração Japonesa no Brasil (2008), a criação da Turma da Mônica Jovem misturando o estilo mangá com seu próprio (2008), sua amizade com o ícone japonês dos quadrinhos, Osamu Tezuka, que rendeu uma parceria “in memorian” entre a Turma da Mônica Jovem e os personagens clássicos do criador do mangá e a edição especial da Turma da Mônica Jovem convidando os jovens brasileiros a visitarem o Japão pós-tsunami para presenciarem sua reconstrução só demonstra como essas ações foram felizes em aproximar Brasil e Japão pela interação cultural.
Maurício, a Turma da Mônica, Tikara, Keika e até a Hello Kitty na mesma festa, em 2008.
O Consul Geral do Japão Sr. Noriteru Fukushima fará a entrega da honraria a Maurício de Sousa, no dia 17 de Dezembro, em sua residência oficial. Jojoscope estará presente para registrar este acontecimento histórico.

ブラジルの漫画家、マウリシオ・デ・ソウザ(78)、旭日小綬章を受賞
同氏はマウリシオ・デ・ソウザ・プロダクション社社長であり、ブラジルで最も有名な漫画家です。同人の漫画キャラクター「モニカ」は2007年にUNICEF大使に認定され、今年で生誕50周年を迎えました。1984年に手塚治虫氏と初めて出会い、2008年には「モニカと仲間たち若者編」を発表。2012年には、故・手塚治虫氏のキャラクターがモニカ達と平和を求めてアマゾンで戦う物語を描いた。
Homenagem póstuma de Maurício, a Tezuka Osamu.
また、2008年日本人ブラジル移住100周年・交流年のマスコット「チカラ」と「ケイカ」をデザインし、その使用権を2年間無償でブラジル日本移民百周年記念協会に提供しました。長年に渡って、作品中に日系キャラクターを登場させ、ブラジルにおける日本文化の普及、親日的な環境醸成に寄与した。こうした理由により、日本政府から旭日小綬章が授与されることになりました。
なお、授与式は12月17日、福嶌教輝在サンパウロ日本国総領事より手渡されます。ジョジョスコープの取材をご期待ください。

Share