martes, 2 de julio de 2019




Segurança energética comparada entre
Japão e Taiwan

A Fundação Japão, com o objetivo de fomentar os Estudos Japoneses no Brasil na área de Relações Internacionais, inicia a publicação online de um conjunto de artigos sobre o tema.

O primeiro texto é de FLORIANO FILHO, jornalista premiado especializado em política de economia energética e o meio ambiente, Doutor em Desenvolvimento e Cooperação Internacional, com enfoque nas relações estratégicas Japão-China, e atual Coordenador-Geral do Instituto Legislativo Brasileiro, que publicará em breve um segundo artigo.

RESUMO
 
O suprimento de energia e a sustentabilidade ambiental são fundamentais para o desenvolvimento econômico e estão entre os pilares da segurança nacional dos países soberanos. Essa é uma realidade ainda mais patente em países ou regiões com escassos recursos minerais como Japão e Taiwan. Além do desafio apresentado em termos de segurança energética, eles ficam expostos às flutuações de preço e intrincadas negociações no mercado global de energia. O artigo compara as estratégias e políticas específicas de ambos países para buscar segurança nessa área de importância existencial para qualquer nação.