lunes, 24 de junio de 2019



Querida Sanga


Em Agosto, receberemos a visita do grande mestre Dzogchen Ponlop Rinpoche, numa vinda que está sendo chamada de "A Revolução da Lucidez".

Tradicionalmente, as encarnações de Ponlop Rinpoche tem guardado os ensinamentos a partir do Monastério Dzogchen, estando entre os maiores guardiões dos ensinamentos nas linhagens Nyingma e Kagyu. Em sua sétima encarnação, nascida em 1965, Ponlop Rinpoche fez sua formação tradicional na Índia, seguindo de perto Sua Santidade o XVI Karmapa. Depois disso, mudou-se para os Estados Unidos, fazendo sua formação ocidental na Universidade de Columbia, em Nova Iorque.

Desde então, o mestre tem se engajado em trazer o Darma do Buda em uma linguagem que faça sentido na cultura global contemporânea, principalmente através da sua rede de centros de estudo e prática, o Nalandabodhi. No Brasil, já foram traduzidos e publicados dois livros de sua autoria: Buda Rebelde e Resgate Emocional. Os livros, escritos em linguagem contemporânea e tocantes para nossos valores, acabaram suscitando um crescente interesse pelo mestre entre os praticantes brasileiros, o que culminou nesta sua primeira vinda ao nosso país. 

Em sua visita, organizada pelo CEBB e pelo Chagdud Gonpa, Ponlop Rinpoche trará ensinamentos preciosos para todos aqueles que querem treinar compaixão, abertura e lucidez.

Em Agosto, sua visita incluirá dois retiros em finais de semana: o primeiro (16 a 18) será em Araras, RJ, destrinchando o Sutra do Coração e os ensinamentos do Prajnaparamita. O segundo retiro (23 a 25) será no CEBB Caminho do Meio (Viamão/RS), sobre os Três Aforismas de Garab Dorje, que são a fundação histórica dos ensinamentos Dzogchen. Este último retiro não será gravado nem transmitido. Ambos os retiros tem inscrição livre, que pode ser feita pelo site do CEBB. 
Além disso, Ponlop dará também uma palestra aberta na terça, dia 20 de Agosto, no Cine Odeon, no Rio de Janeiro, com o título "Mente Estável em Tempos Instáveis", além de ensinamentos sobre a morte no Odsal Ling, em São Paulo/SP (Quarta, dia 21: "Tornando a Vida e a Morte uma Oportunidade") e no Khadro Ling, em Três Coroas/RS (Quinta, 22: "Mente além da Morte: Os Bardos").

Sua preciosa visita e disposição de trazer ensinamentos tão especiais são um grande mérito da sanga brasileira. Que esses ensinamentos possam durar e prosperar, beneficiando seres em todas as direções!  
Com carinho,
Mandala de Comunicação do CEBB


Retiro: Sutra do Coração (Araras, RJ)

16 a 18 de Agosto, na ACM Araras
Neste retiro, Dzogchen Ponlop Rinpoche oferecerá transmissão oral e comentário a esse que é um dos mais populares textos Mahayana, onde o Buda expõe a visão da vacuidade que é expressa na famosa sentença “forma é vazio, e vazio e forma”.

Saiba mais →


Palestra: Mente Estável em Tempos Instáveis (Rio de Janeiro, RJ)

Terça, 20 de Agosto, na no Cine Odeon
A montanha russa provocada por emoções como raiva, medo e inveja extrai seu poder de uma fonte simples mas arraigada: nossa falta de auto-conhecimento. Quando reconhecemos o modo como experimentamos as emoções, algo transformador acontece – elas perdem o poder de tornar nossas vidas miseráveis.

Saiba mais →


Palestra: Tornando a Vida e a Morte uma Oportunidade  (São Paulo, SP)

Quarta, 21 de Agosto, no Odsal Ling
Com base em seu livro Mente Além da Morte, Rinpoche ensinará a reconhecer a preciosa
oportunidade de nosso nascimento humano e como tomar até mesmo o momento da nossa morte uma boa ocasião para o despertar. 


Saiba mais →


Palestra: Mente Além da Morte – Os Bardos (Três Coroas, RS)

Quinta, 22 de Agosto, no Khadro Ling
Descortinando os mistérios que circundam temas sobre vida e morte, os ensinamentos de Rinpoche revelam o segredo para uma jornada favorável através dos bardos – os intervalos da vida, da morte e além –, nos ajudando a viver cada momento com sabedoria e clareza mental. 

Saiba mais →


Retiro: Atingindo a Essência em Três Palavras (Viamão, RS)

23 a 25 de Agosto, no CEBB Caminho do Meio
Neste retiro, Dzogchen Ponlop Rinpoche dará ensinamentos sobre o texto Atingindo a Essência em Três Palavras (Tsik Sum Né Dek), o texto-testamento do primeiro mestre humano a dar ensinamentos Dzogchen, Garab Dorje. Este curto ensinamento tem sido reverenciado por mestres e praticantes ao longo dos séculos, manifestando em seus pontos principais a essência do caminho do Ati Yoga.

Saiba mais →
Que todos possam participar e que muitos seres possam ser beneficiados pelos ensinamentos!


Centro de Estudos Budistas Bodisatva
Eventos | Centros pelo Brasil
eventos@cebb.org.br

Você recebeu essa mensagem porque escolheu ser avisado da programação do CEBB e também de retiros e palestras com Lama Padma Samten.
Centro de Estudos Budistas Bodisatva
Estrada Caminho do Meio, 2600
Viamão, RS 94515000
Brazil